domingo, 18 de janeiro de 2009

VINGANÇA. VINGANÇA, VINGANÇA!

O pobre menino rico, Jayme Monjardim conseguiu vingar-se de sua mãe, a pobre menina rica, Maysa, ao filmar a minissérie "Maysa, quando fala o coração". Vingança, sim senhores, foi essa a mais intima e inconfessável sentimento que moveu nosso querido diretor televisivo.

Pra começar, durante toda o programa a cantora é retratada como uma mãe displicente e ausente, capaz de abandonar o filho num internato espanhol durante dez anos, enquanto cantava serelepe e namoradeira, "Ne me quitte pas", pelos quatro cantos do mundo.

Ele próprio assina a direção. Gente do céu, o cara dirigiu a aberração Olga! Tá, tá, não vamos exigir do pobre senso crítico negativo em relação ao próprio trabalho. Mas no mínimo dá pra esperar um pouco de constrangimento. Dirigir cena da própria mãe transando... Eu ficaria morta de vergonha. Mas como dizia meu Santo Tio Herivelto, eu sou eu. Tem mais, durante todo o tempo ouvimos os personagens falando "Você é péssima mãe, Maysa!", "Você não vê seu filho a quanto tempo?!", "Esse menino está abandonado!". Hum...

Pedir a Manuel Carlos pra escrever... Doeu. Maneco transformou Maysa em uma de suas Helenas. Pra quem acompanha novelas sabe, todas as protagonistas de Maneco chamam-se Helena. E todos os enredos giram em torno de alguma mentira sincera contada pelas Helenas. Em resumo, todas as Helenas são mentirosas. Hum... Fróid explica... "Por que você mente tanto, Maysa?"

A opção de enredo, digamos "experimental", escolhida por Manoel Carlos - claro, com o aval de Monjardim, já que foi ele quem chamou o famoso novelista lebloniano. Há uma quebra a linha cronológica, apresentando o principal do drama já no início da minissérie, em várias idas e vindas no tempo. Não Maneco, não, alguém tem que te dizer, é duro de ouvir, mas você não sabe fazer isso. Seu negócio é começo, meio e fim e Leblon. E isso não é pouca coisa, não senhor.

Perguntinha: por que, os últimos dez anos de vida de Maysa-eu-sou-rebelde-porque-a-vida-quis-assim-porque-nunca-me-trataram-com-amor-matarazzo, ficaram expremidos em apenas um capítulo, o último? Tá Maneco, você fica me devendo o telefone do cursinho de roteirista que você vai ministrar. Estou esperando a-n-s-i-o-s-a.

E os diálogos, creindeuspai, quem, em sã consciência falaria coisas do tipo "Eu sou uma mulherrrr a frente do meu tempo", ou "Eu sou uma mulherrrr de posições firrrrmes, transgressora, rebelde...", num diálogo banal? E os atores, era impressão minha ou pareciam constrangidos com o que estavam falando?

Enfim, fiquei muito constrangida. A vergonha alheia aflorou, toda poderosa. Acertos de conta com o passado em rede nacional é pra quem pode. Fazer das nossas TVs seu divã particular não é pra qualquer um. Jayminho tornou público: minha mãe não prestava! Foi precursora da pobre-rica-celebridade-que-sofre-muito-com-a-fama. Outra coisa, pela minissérie a tão falada "rebeldia" maysiana, não passava de um caprichozinho de menina mimada e sem limites. Era só mais uma opção das muitas que ela teria na vida. Em vez de ser rebelde-sem-causa poderia, por exemplo, verenear em Bariloche ou fazer compras em Paris. É o que dá pra deduzir pela série, uma Maysa rasa, rasa...

Pra Monjardim resta um consolo: sorte dele ter vivido tanto tempo longe da mãe, uma perua chata e com bafo de cachaça e a cara de Ângela Rô-Rô. Não perdeu grande coisa não.

8 comentários:

Anônimo disse...

A desgraça de Maysa não foi a cahaça...foi a camisinha ter nascido depois de Monjardim (é assim que se escreve?).

Rockabillie disse...

Hmmmm... Assistindo Maysa, héin? E aí, Trairá, seu mundo também caiu?

Aguardo sua resenha sobre o final da Favorita e suas impressões sobre Caminhos da índia...

tainá moraes disse...

Pois é , Bela, um simples gesto poderia ter nos poupado de Olga... Tsc, tsc, tsc... Essa Maysa era uma irresponsável...

Sim Josias, meu mundo caiu quando acabou a favorita e começou a nova novela de Glória Perez... Essa mulher é outra desgraça que infelizmente também, nasceu antes do advento da camisa de vênus.
Humpf!...

Rockabillie disse...

Fique assim ñ... Coma um pastel da dona Jura e seja feliz...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Menina, finalmente achei uma voz dissonante que se assemelha ao meu modo de ver a coisa... Aliás, de ter visto essa minisérie-divã-de-filhinho-da-mamãe. Ops, uma mamãe ausente! Ai que sofrimento desse rapaz!!E os piti da genitora??? O que era aquilo??? Quer saber, põe mais uma e dessa vez, vê se enche o copo!!

Gostei de tu!!

Tamiris Soares disse...

Eu acho que vcs não entenderam a mensagem que Jayme quis passar de sua mãe, por ele fazer esse trabalho significa ele tem muito orgulho de sua mãe como em inumeras entrevistas que ele mesmo disse. Vocês são pessoas de baixo nivel de entendimento, simplesmente ignorantes, julgando uma pessoa que mal conhecem... e como diz a minha querida MAYSA, "EU ODEIO PESSOAS BURRAS E ME ENCONTRO COM ELAS O TEMPO TODO" que é o caso de vcs!!! ah! e tem outra coisa, não houve em momento algum da minissérie cenas de Maysa transando!!!.
Puts gente vão se informar melhor!!! Pra mim pelo menos vcs não querem dizer nada... não só pra mim mas pra qualquer outro fã de Maysa e do Jayme!!!
Eu poderia ficar aqui defamando vcs o tempo todo, mas felizmente eu tenho coisas mais importantes para fazer!!!!

FUUUIIIII!!!!!!!!!!!!!!

Rockabillie disse...

Pelo menos, essas pessoas burras sabem escrever "difamando" corretamente...



Yesssssss!